domingo, 3 de abril de 2011

UNIFESP em Osasco

Oi Pessoal,

Estou aqui com mais uma informação que achei interessante. Foi retirada integralmente do site do jornal Correio Paulista (CP)

Entrevista
“Os cidadãos podem esperar muito da Unifesp Osasco”, afirma Diretora Acadêmica

Há poucos dias, a Unifesp deu início às atividades acadêmicas do campus Osasco, inclusive, com a presença do prefeito Emidio de Souza. E para falar desse momento histórico para a cidade, a diretora acadêmica da Unifesp Osasco, professora Ieda Verreschi, concedeu entrevista ao Correio Paulista, quando falou, dentre outros assuntos, o que essa Universidade representa para Osasco e região.

Correio Paulista - O que é uma Universidade Federal e o que ela propõe?
- Uma universidade federal tem o objetivo de oferecer gratuitamente à população atividades de altíssima qualidade de Ensino, Pesquisa e Extensão, reunindo cursos de diversas áreas do conhecimento. As atividades de Ensino compreendem os cursos de Graduação, Pós-Graduação e Doutorado; Pesquisa abrange estudos aprofundados sobre temas específicos visando contribuir para a produção científica do País; a Extensão Universitária pode ser entendida como a contrapartida dos alunos, docentes e pesquisadores da Universidade para a comunidade, o que pode ser realizado por meio de atividades que envolvem a comunidade além do campus.
CP - E o que esta Unifesp de Osasco representa para a cidade e para a região?
- São aproximadamente 150 instituições públicas de ensino superior no Brasil, em um número restrito de municípios. O fato de ser sede de um campus de universidade pública federal deve ser considerado como um privilégio e motivo de orgulho para toda a população do município e da região. Osasco, já reconhecida como uma cidade de economia forte, entre as dez maiores do Brasil, passa a contar com mais um centro de excelência na formação de profissionais em áreas estratégicas para o desenvolvimento do País. E isso ocorre em um momento histórico, no qual o Brasil ocupa um papel cada vez mais importante no cenário global por sua economia e influência junto à comunidade internacional. Os cidadãos podem esperar muito da Unifesp Osasco, seja com o crescente número de alunos da região matriculados nos cursos oferecidos no campus, seja nas atividades de pesquisa e extensão que pretendemos implantar visando o desenvolvimento regional.

CP - Quais são os cursos oferecidos nesta primeira fase?
- Iniciamos o campus Unifesp Osasco com quatro cursos: Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração e Relações Internacionais, totalizando 320 vagas distribuídas igualmente entre os períodos integral e noturno.

CP - Quantos alunos iniciam nestes primeiros cursos da Unifesp de Osasco?
O campus inicia com 320 vagas ofertadas, sendo 160 no período diurno e 160 no período noturno.

CP - Quais são as datas dos vestibulares?
No Vestibular 2011, todos os cursos do campus Osasco optaram por selecionar os alunos ingressantes por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), que tem como único critério a nota obtida pelo candidato nas provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Portanto, é importante que os interessados fiquem atentos à divulgação de datas para as provas do ENEM. Eventuais mudanças no sistema de seleção da Unifesp serão devidamente comunicadas.

CP - E como foi o início das atividades acadêmicas em Osasco?
Tivemos um início de atividades muito positivo no campus Osasco, com um grande apoio da Prefeitura de Osasco. Na semana de Recepção aos calouros, pudemos contar com palestras ministradas pelos secretários municipais de Osasco que contribuíram muito para aproximar a comunidade acadêmica da Unifesp da cidade como um todo. Fomos muito bem recebidos pelo município, e vamos retribuir todo esse carinho e receptividade através de diversas atividades por meio das quais pretendemos contribuir cada vez mais para o desenvolvimento da região. Além dessas palestras, tivemos uma mesa com professores dos quatro cursos oriundos de ou tras instituições de ensino e do mercado de trabalho que puderam dividir com os alunos suas experiências. Os calouros foram recebidos com Trote Solidário, sensibilização que contou com a participação da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, distribuição do kit calouro, fruto da parceria Unifesp com a Prefeitura de Osasco e também tivemos a participação de alunos veteranos dos outros campi da Unifesp.

CP - Como a senhora analisa, hoje, a educação no Brasil desde o ensino infantil/fundamental até o superior?
Historicamente, o Ensino Superior público e de qualidade foi oferecido à população brasileira e formou grande parte dos profissionais nas diferentes áreas do saber. Porém, ao longo dos anos, as vagas ofertadas foram escasseando em relação ao número crescente de candidatos, levando consequentemente a uma concorrência perversa, com o prejuízo de grande parte da população, sabendo-se que o divisor de águas passa pelo ensino infantil e fundamental.
O processo seletivo ENEM/SISU vem ao encontro do anseio de um acesso igualitário à Universidade Pública de Qualidade, trazendo a ela valores potenciais de diversas origens geográficas e sociais. A criação de novos cursos, como estes da UNIFESP em Osasco, coloca oportunidades nas áreas do saber em regiões estrategicamente afins, sejam pelas linhas dos programas de governo, sejam pelas condições específicas do mercado de trabalho.

CP - E qual o futuro que podemos esperar para a educação no país?
Uma vez implantadas as ofertas mais justas de ensino superior, faz-se necessário expandir o sistema de ensino público de qualidade para o ensino infantil e fundamental, que já começa a ser vislumbrado respectivamente por administrações municipais e estaduais ao longo deste imenso território nacional.
É importante também lembrar ser um dos papéis da nação definir o perfil do Ensino Técnico necessário para o seu crescimento e desenvolvimento.

CP - Gostaria de acrescentar algo mais sobre a Universidade?
A Unifesp Osasco tem o objetivo de ser grande parceira do município. Estamos de portas abertas para desenvolver, dentro do possível, atividades conjuntas com a população, poder público e iniciativa privada.

http://www.correiopaulista.com/materias/978/unifesp.html

"Espero que os alunos da nossa Escola (o Paulo Freire) possam aproveitar esta notícia e lembrem que vocês podem tudo, basta querer do fundo do coração e lutar por isso, respeitando sempre o próximo"

Mais informações sobre a UNIFESP OSASCO acessem o link:

http://www.unifesp.br/prograd/portal/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=458&Itemid=100028



Nenhum comentário:

O DESTINO DAS SACOLAS PLÁSTICAS

RECICLAGEM DE ÓLEO VEGETAL